segunda-feira, 24 de maio de 2010

Não me posso descuidar !

Não sei o que se passa este ano com algumas das minhas fêmeas que mal os filhos saem dos ninhos arrancam logo as penas dos rabos a eles ,mesmo por entre as grades, sim estão a ler bem, nunca tal me aconteceu.
Fico pior que estragado só me dá vontade de lhes troçer o pescoço hehe, posso concluir que está a ser o único problema que estou a ter com algumas fêmeas.

Pelas minhas contas lá para meados de junho darei como terminada a criação,a  mais de metade das fêmeas só lhes permiti duas posturas, cria tirar mais uns canarios delas derivado à qualidade dos progenitores deixei fazer mais uma postura.

Das 70 anilhas que encomendei tenho somente 12, não me vão chegar, para o ano já não me deixo enganar hehe, preciso de 70 mando vir 90... Tive que comprar umas quantas anilhas das normais para anilhar os filhos de dois casais de phaeo, pois não pretendo expor com eles.

Os canarios nascidos da primeira postura estão a pintar bem, estou a gostar da cor, vamos esperar...

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Blog está de parabens!

Hoje o meu blog celebra o seu primeiro ano de existência.
Há cerca de um ano resolvi partilhar a minha criação de canarios com todos vós, agradeço a todos as pessoas que o visitam, não deixem de o fazer..
O contador de visitas regista cerca de 18000 entradas , um  total de 35 seguidores,fico feliz por mostrar o que mais gosto de fazer que é a criação destas belas aves.

O meu muito obrigado !
Para o ano esta-mos cá para mais um aniversario.

sábado, 8 de maio de 2010

Administração do corante.

Chegou o momento de começar a dar o corante ás primeiras crias da primeira postura.
Está a fazer duas semanas que lhes estou a dar duas vezes ao dia uma mistura feita por mim de corante á qual estou a juntar á papa seca,confesso que está é fase mais difícil para mim pois estou pela primeira vez a pintar os meus canarios.
Depois de muito ler e ter moído a cabeça(pois,não vai ser esta fase que vou deitar tudo a perder) em relação as quantidades de corante que iria dar, decidi dar 9 gramas por quilo de papa, corante da marca Roche (4g carophill red, 3g cataxantina e 2g betacaroteno).
Eu misturo o corante na papa seca porque sei que não se estragará, ao contrario da papa húmida que iria estragar a qualidade do pigmentante, perdendo a força.
Da manha, bem cedo dou germinado misturado com papa seca com o corante mais o couscous que deixo eles comerem á vontade durante de 4horas, retiro todas as sementes durante este período de tempo.
Da parte da tarde procedo da mesma forma, só que não dou couscous, somente a papa com corante e germinado, tudo misturado.
Tenho sempre á disposição metade papa seca(corante) mais metade de papa húmida, tudo misturado.

Os canarios estão a comer muito bem a papa, em alguns já começaram a pintar algumas penas, vamos ver como se sai o pintor...