quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Era o que mais me faltava!

Uma época espectacular em termos de reprodução e muda, agora estou a ter problemas não com os canários mas com o germinado.
Não sei o que se está a passar para não conseguir germinar sementes, há cerca de duas semanas que não dou germinado aos canarios e no meu caso é fundamental para a administração do corante pois vai humedecer a papa, tenho me remediado com o couscous.
Ao principio pensei que fosse das sementes, pois já as tinha há algum tempo, estas quando estão estragadas não germinam, mas não,experimentei umas sementes de uma embalagem nova e acontece o mesmo.
O tempo arrefeceu mas não é  por isso que não consigo, o desinfectante também é o mesmo, nao sei mesmo o que se passa.

Entretanto já falei com o meu amigo Eduardo da PetVendas para me mandar o germinado branco da petcup, ando á tempos para o experimentar.
Espero resolver este problema, pois sem sementes germinadas não vivo,eu não, os canários..
Acho fundamental o uso do germinado, não só na criação mas sim  durante todo o ano, claro em quantidades maiores ou menores.







quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Primeiras escolhas!

Pois é com a muda terminada em bastantes canarios já da para ver a sua qualidade,os da primeira e segunda postura maior parte deles já mudou por completo,os da terceira postura que são poucos ainda estão um pouco atrasados.Permiti somente a terceira postura a cinco casais.

Esta semana estive a seleccionar as minhas fêmeas, as pasteis e as castanho mosaico(homozigoticas), para a minha reprodução do próximo ano.As femeas lipocromo vermelho mosaico ficam para escolher mais tarde.
Já tenho alguns canarios em preparação para as exposições, cerca de12,estão dentro das minhas gaiolas de plástico da orniex, cada divisão,dois canários.
Com o aproximar das exposições passo-os então para as gaiolas de exposição, uma semana mais ou menos.
Tenho o cuidado de não os passar directamente para gaiolas de expo vindos das voadeiras por causa do espaço, a diferença é enorme, iriam estragar as penas,as remiges e as rectrizes principalmente.

Estou a gostar muito da qualidade dos meus canarios, principalmente os pasteis e os castanhos(homozigoticos), irão me dar bastantes alegrias nas expos, assim o espero,pois tenho trabalhado para que tal aconteça.

Aos criadores desejo uma boa muda para com os seus canarios.


domingo, 5 de setembro de 2010

Vinagre de Macã ou Cidra


O vinagre de sidra é um produto muito fácil de encontrar, qualquer supermercado, mercearia ou mesmo ervanária têm.
É um produto natural. Muitas pessoas utilizam no tempero de saladas e outros alimentados.
Quanto a parte ornitológica.
O vinagre de sidra faz o mesmo efeito que a colina. Este conte uma substancia a qual se da o nome de “coilina”.
Já se sabe que os problemas hepáticos nas aves muitas vezes são provocados por excesso de gordura no fígado, a alteração da flora intestinal (parte que protege o estômago) normal, causa frequentemente infecções intestinais.
Quanto aos benefícios para as aves são vários.
Quando as aves estão demasiado gordas por norma costuma se comprar “colina” e fazer-se uma dieta de sementes.
Quase todas as sementes são ricas em gordura claro que não ceram todas as sementes, mas muitas são. As sementes ditas sementes pretas (cânhamo, nabo, níger, entre outras) são muito ricas em gordura. As aves mais gulosas se não se tiver algum cuidado acabaram por dar problemas. A ave deixa de comer todas as sementes e começa por fazer uma alimentação pouco adequada comendo só um ou dois tipos de alimentos, por norma sementes pretas.
Os primeiros sintomas visíveis a olho nu. São fadiga ao fazer pequenos voos, arfar em dias de muito calor, a ave parece muito forte, o que ate nos parece bem, pois a ave parece maior, dificuldades na criação (as copulas são falhadas) … etc.
A utilização do vinagre de sidra durante alguns períodos do ano vai resolver muitos dos problemas a que me referi entre outros.
O vinagre de sidra contem uma substancia “coilina” que é de grande consistência quando ingerida pelas aves e fixa-se nas paredes musculares internas do estômago da ave protegendo o e fazendo que este fique mais forte. Assim pode facilitar na digestão e eliminação das gorduras.
Isso pode conseguir-se com a administração de vinagre de sidra.

Modo como se deve utilizar.
Diluir uma colher cheia de sopa (10ml) por cada litro de água.
Repetir esta operação duas vezes por semana, nos outros dias água normal.

Como curiosidade. Há criadores que juntam o vinagre de sidra na água do banho das suas aves. A sua acidez tem propriedades que as aves apreciam. As plantas e frutos são utilizados na natureza por muitos animais selvagens como anticéptico para evitar muitas moléstias pragas.

Texto retirado do fórum canariculturatuga.



























sábado, 4 de setembro de 2010

Dia de folga dia de praia!

À cerca de dois meses para cá os meus dias de folga teem sido passados praticamente na praia.
Como tal ontem foi dia de dar um passeio até à praia, talvez o ultimo deste ano, gosto bastante, este ano já fui bastantes vezes em relação ao ano passado, não me lembro de ter apanhado sol.
Gosto muito das praias na zona de Sines, lagoa de Santo André é espectacular, mas as duas vezes que lá fui este ano o mar estava muito agitado, ondas enormes tem que se ter muito cuidado ao entrar e sair da água derivado à zona de rebentação, ainda me vi em apuros uma ou duas vezes..
Ontem fui até à Tróia, a ultima vês que lá estive foi à cinco anos durante uma semana de ferias passada com a família.Esta praia nada teem a ver com a referida em cima, águas muito calmas.
Em Tróia quando a maré baixa dá para apanhar conquilhas, coisa que gosto bastante de fazer, mas não sei se foi azar apanhei meia dúzia...Lembro-me de apanhar sacos delas à uns anos com o meu tio, nessa altura vibrava com a apanha da conquilha..

Dia de folga  no trabalho, mas os canarios, esses não me dão folga..
Como habitual, antes de partir para a praia, troquei água, passei as sementes na maquina dei corante e pimentão(quinta-feira é dia de dar).

Praticamente tenho os canarios com muda quase terminada, os da terceira postura é que estão mais atrasados que é normal.
Tenho andado a lavar gaiolas da orniex para por os canarios, para fazerem um habituação a espaços mais pequenos antes de os passar para as gaiolas de exposição.
Durante a semana que se aproxima irei seleccionar os canarios que irei levar ás exposições, colocando-os nas gaiolas.