domingo, 23 de janeiro de 2011

Semana de Férias.

Este ano resolvi tirar uma semana de férias para acasalar os meus canários e orientar tudo para poder iniciar a criação 2011.

Como alguns de vós devem saber o meu clube do coração é o BENFICA, como trabalho ao fim-de-semana é me impossível ir ver os jogos..Esta época ainda não tinha ido à Luz ver um jogo, fui ontem assistir ao Benfica-Nacional, ganhamos 4-2..Ainda não estamos a jogar como o ano passado mas estamos perto disso, o porto que se cuide, mas a pressão está do nosso lado..
Estava bastante frio, a hora do jogo também não foi a melhor 9h.15m, cheguei a casa era perto da 1h...ainda tive bastante tempo,mais de meia hora na fila para poder pagar o ticket do parque de estacionamento...

Hoje dormi um pouco mais, fui votar e passei a tarde no canaril, sai perto das 20h..
Estive a acasalar os meus canários, os primeiros foram os Castanho Pastel, até terça espero juntar as outras raças nas gaiolas de criação..

Deixo umas fotos que tirei na CATEDRAL: 







sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Aplicação de Frontline (com video)

Hoje foi dia de aplicar frontline a todos os meus canários.
Não me lembro de ver piolhos no meu canaril, faço para que isso não aconteça, mas, mais vale prevenir que remediar.
Todos os anos faço o mesmo procedimento quando estou prestes a acasalar os meu canários.
Utilizo o Fontline(menos de 2 kilos), produto destinado aos cães, com grande eficácia em aves.
Cada pipeta dá para mais de 30 aves, utilizei duas dando para 64 canários, uma gota por cada..

Como uma imagem vale por mais de mil palavras neste caso um vídeo,mostro como o aplico.
Obrigado primo João por teres feito o vídeo =)






segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Fotos das quatro raças que crio actualmente- MACHOS



CASTANHO PASTEL VERMELHO MOSAICO(MACHO)

CASTANHO OPALA VERMELHO MOSAICO(MACHO)

LIPOCROMO VERMELHO MOSAICO (MACHO)

CASTANHO VERMELHO MOSAICO(MACHO)


quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Fotos das quatro raças que crio actualmente- FÊMEAS







LIPOCROMO VERMELHO MOSAICO



CASTANHO VERMELHO MOSAICO




                                            CASTANHO PASTEL VERMELHO MOSAICO


                                           CASTANHO OPALA VERMELHO MOSAICO

                                                


sábado, 8 de janeiro de 2011

Balanço da época 2010 .

Terminou à cerca de um mês a época 2010 relativa ao meu hobbie, os canários, a sua criação e selecção dos mesmos.
Começa um novo ano quando os começamos a preparar para a dura etapa que é a criação..
Praticamente todos os meus canários nesta altura já estão prontos para se reproduzirem, mas acho que ainda é um pouco cedo para tal, irão ter que esperar até a primeira semana de Fevereiro.O frio é o meu principal problema, tem estado uma temperatura boa, mas de um dia para o outro o frio poderá aparecer em força ,que não é nada bom, mesmo tendo um aquecedor dos pequenos no canaril que só o utilizo quando a temperatura desce a baixo dos 10graus.
Como todos os anos, este não foi exceção vi-me obrigado a individualizar os machos, guerreavam bastante, tenho um castanho pastel, reprodutor, que ficou bastante mal tratado..As fêmeas estão nas voadeiras, em cada uma está sua raça, estão cheias de cio, não param quietas pulando de poleiro em poleiro batendo as asas,bom sinal...Tenho vindo a constatar que os canários de factor vermelho são mais agressivos que os sem factor, posso estar enganado,só quem cria os dois tipos é que pode afirmar ou não, que não é o meu caso.

Volte-mos a falar então da época 2010!
Como devem saber foi o segundo ano que levei este hobbie mas a sério, com outros objetivos e nunca deixando de sonhar..
Criei com 16 fêmeas, permiti a praticamente a todas duas posturas um ou outro casal deixei fazer três..Consegui tirar 94 canários, excelente media..
Meus amigos, foi uma excelente época, tanto a nível de criação como de exposições, estou bastante contente comigo mesmo, dá me uma força extra para continuar em frente..
Participei em duas expôs, a primeira  em Setúbal, consegui 3 prémios, 1º,2ºe 3º em castanho pastel vermelho mosaico (M), a segunda em Almada, consegui também três prémios, 2º e 3º em castanho pastel vermelho mosaico(M) e 2º por equipas em castanho vermelho mosaico(M)..

Tenho pena de não ter participado em mais nenhum evento, como o nacional ou internacional, mas para o ano espero expor nestes dois e quem sabe no Mundial realizado mesmo aqui ao lado, em Espanha...

Falta um mês mais ou menos para a criação se iniciar mais uma vez no meu canaril, não peço que corra melhor,da mesma forma seria excelente !


segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Tipo de lâmpadas utilizadas durante a criação .

Como tem vindo a acontecer nos últimos dois anos durante a criação tenho que recorrer a iluminação artificial.Embora tenha bastante luz natural no canaril não é a ideal, pois os jovens canarios necessitam no máximo de 15 horas de luz diárias,para não passarem muitas horas sem serem alimentados.

Nesta altura estou a dar luz até as 19.30h mais 30m de escurecimento que faz um total de 12horas e 30 minutos.Na segunda semana de Fevereiro o número de horas de luz deverá rondar as 15horas para ai então iniciar a criação sempre com o mesmo numero de horas até ao fim..

Sempre criei com lâmpadas especiais para aves, estes dois últimos anos tenho utilizado as da marca Arcadia, para esta criação irei experimentar as Silvania por um simples motivo são bastante mais baratas...
Dizem os especialistas que libertam raios ultravioletas(para nós criadores não devem fazer muito bem), melhoram a criação entre outros aspectos.
Os canarios não se tem queixado como tal irá ser com elas(lâmpadas) que irão nascer muitos e bons canarios, espero eu....