quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Valente TROVOADA ! =(

Hoje estou um pouco triste depois do que aconteceu durante a madrugada da noite passada aqui por Vendas Novas.
Estava muito bem a durmir, acordo com um grande estrondo, estava a fazer trovoada, meio atrodoado do sono lá acendi a luz e me apercebi o que realmente se estava a passar.
Mais tarde ouvi dizer que ás 6horas da madrugada tinha havido um grande trovão perto da minha casa, aposto que foi esse trovão com qual acordei sobressaltado..
Meus amigos a minha cama estremeceu, nunca tinha visto isto...
Não que tenha medo mas sim respeito das trovoadas, mas o meu verdadeiro problema foram os ovos dos meus canarios...

Meus amigos tenho perto de 120 ovos debaixo das canarias, alguns a nascer apartir de sexta durante 5 dias seguidos perto de 60 filhotes, os restantes á poucos dias que começaram a ser chocados, enfim tenho ovos em todas as fases de gestação =(

Por volta das 6.30 desci logo para o canaril, agarrei uma lanterna que tenho para inspeccionar os ninhos, para verificar se alguma canária tinha se assustado e saído fora do ninho, o que não aconteceu.
Tenho o hábito na altura das criações depois de sair do trabalho fazer uma vistoria aos ninhos com uma lanterna, manias.. 

Como devem saber os embrioes numa determinada fase de gestação podem morrer derivado ás ondas de choque libertadas pelo trovão...

Durante o dia de hoje só pensava em ovos e trovoada, não é só o BENFICA  que me faz sofrer os canarios tambem, hoje foi um dia desses.
Há que esperar, a partir de sexta-feira é que irei saber se ouve de facto algum problema em relação ovos\trovoada.
Espero que tudo isto não passe de um susto,mas não estou com um pressentimento nada bom.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Inicio da criação 2011

Faz precisamente amanha duas semanas que retirei as divisórias em rede aos meus casais dando-se o inicio da criação.Estiverem cerca de quatro dias com a divisória ao meio da gaiola cada um em seu lado onde a femea tinha o ninho para que quando lhe apetecesse o construir .
Tinha a noção que os machos e as fêmeas estavam preparados para iniciarem a criação, eles dão nos sinais que nós criadores se apercebemos como por exemplo a troca de comer entre a rede ..Não estava nada enganado, mal retirei a divisória ouve uma boa aceitação por parte de ambos,acho que não ouve um único canário que não salta-se para cima da fêmea..
Este ano começei duas semanas mais cedo, basicamente pelo motivo das primeiras exposições que se realizam mais cedo, para que tenha os canarios com a muda já feita.Quando mais cedo começo também mais cedo acabo,irei permitir somente duas posturas como no ano passado.

Estes últimos dias tem sido calmos por aqui, somente retirar ovos e colocar os de plastico e claro apontar tudo no programa, não pode falhar nada..
Neste momento tenho praticamente todos os casais com ninho construido excepto três ou quatro que estão mais preguiçosos a arrancarem.O programa conta já com 84 ovos inseridos, quando começarem a nascer vai ser uma correria que nem sei para onde me hei-de voltar...
Como sabem este ano fiz 31 casais o dobro que o ano transacto(16), espera-me também o dobro do trabalho, mas quem corre por gosto não cansa.
Vamos ver como será a percentagem de fecundidade dos ovos desta primeira postura, porque só mandei vir 170 anilhas,ainda devo de anilhar canarios sem serem com as minhas anilhas, mas eu já vi este filme em algum lado, mas não aprendo!

Estou convicto que vai ser um ano em cheio em todos os aspectos!!

Irei criar com 31 casais:

Lipocromo Vermelho Mosaico              :  11 casais
Castanho Vermelho Mosaico                :   8 casais
Castanho Pastel Vermelho Mosaico      :  9 casais
Castanho Opala Vermelho Mosaico      :  3 casais





domingo, 6 de fevereiro de 2011

Nutribird C 19 (granulado para canarios)


Descrição do produto

Nutribird C 19 é uma ração de criação completa e equilibrada para canários, pássaros exóticos e indígenas. São granulados com uma composição cientificamente justificada, à base de cereais seleccionados, fruta fresca e 50 % de alpista. Completamente absorvível, sem perdas. Contem Florastimul, uma substância que suporta a flora intestinal e protege contra distúrbios intestinais. Caso o seu pássaro não esteja habituado à alimentação em granulados, a transição para esta nova alimentação deverá ser gradual.
Valores nutricionais indicativos
 Proteína bruta   19 
 Gorduras brutas   16 
 Cinza bruta   4,5 
 Celulose bruta   3,5 
 Cálcio   0,9 
 Fósforo   0,6 
 Metionina   0,45 
 Sódio   0,2 
 Magnésio   0,17 
 Vitamina A   15.000  UI/kg 
 Vitamina D3   1.500  UI/kg 
 Vitamina E   50  mg/kg 
 Vitamina K   1,5  mg/kg 
 Vitamina B1   mg/kg 
 Vitamina B2   10  mg/kg 
 Vitamina B3   15,5  mg/kg 
 Vitamina B6   mg/kg 
 Vitamina B12   20  µg/kg 
 Vitamina C   30  mg/kg 
 Vitamina PP   40  mg/kg
 Acido fólico   0,5  mg/kg 
 Biotina   220  µg/kg 
 Colina   700  mg/kg 
 Lisina   0,95 
 Treonina   0,78 
 Triptofano   0,19 
 Ferro   30  mg/kg 
 Cobre   14  mg/kg 
 Manganés   85  mg/kg 
 Zinco   100  mg/kg 

Ingredientes
 Cereais      
 Sementes (mín. 50 % alpista)      
 Fruta (mín. 5 % fruta fresca)      
 Extractos de proteínas vegetais      
 Subprodutos de origem vegetal      
 Açúcares      
 Minerais      
 L-Lisina      
 Metionina      
 Extr. Yucca schidigera      
 Extr. Tagetes spp.      
 Fructo-oligosacarídeos      
 Vitaminas      
 Oligoelementos