terça-feira, 31 de maio de 2011
quinta-feira, 26 de maio de 2011
Castanho Pastel Vermelho Mosaico na grande voadeira. Fotos.
Mais uma Quinta-feira passada praticamente junto dos meus canarios.
Da parte da manha estive a montar a 2º voadeira que irá receber todos os canarios Castanho Pastel juvenis desta época, da parte da tarde ainda os mudei das desmamadeiras para a grande voadeira.
Quando pensei em construir as duas voadeiras era para colocar os da primeira postura numa e os da segunda noutra, mas optei por separa-los por as diferentes raças.
Penso que canarios de pena clara misturados com os de pena escura o risco de picagens é maior...E picagens na muda não é nada aconselhável.A luminosidade do espaço onde se encontram os canarios em muda é praticamente nula, para fazerem uma muda tranquila.
A criação está quase na recta final, tenho 153 novas aves anilhadas,penso chegar ás 170, não quero tirar mais porque o espaço também não é muito e para o ano os casais mandam-me criar a mim, não gosto de desgastar as fêmeas.Algumas delas,perto de oito já estão a descansar que bem merecem, fico contente se cada uma delas tirar 8\9 canarios, em duas posturas..
Para mim este mês e parte de Junho, são muito desgastantes para o criador, falo por mim, pois ter aves em criação e outras em muda não é nada fácil...
Bom resto de criação para todos os criadores e já agora uma boa muda nas vossas aves..
Deixo umas fotos dos Castanho Pastel na voadeira, estão no fundo porque tinha os acabado de passar e ainda não conheciam os poleiros =)
segunda-feira, 23 de maio de 2011
Final de criação para os castanhos opalas !
Como devem saber este ano iniciei com uma nova raça de linha castanha, a mutação opala..
Raça que gosto bastante que me levou a adquirir 3 casais para juntar ao meu plantel reprodutor, raça que cria bastante bem, tendo tirado 20 novos canarios,onde dois casais somente fizeram duas posturas..
Para completar a linha castanha só falta mesmo os phaeos vermelho mosaico, mas, ainda não deverá ser este ano que se dará a introdução desta raça no meu canaril, não tenho pressa, cada coisa a seu tempo...A pressa é inimiga, neste hobbie é fatal...Portanto para o ano irei continuar com estas magnificas quatro raças com que crio e me dão bastantes alegrias, digo mesmo, não sei se conseguia viver sem os meus canarios hehe....
Como criador atento tenho vindo a constatar que cada uma das raças tem seu comportamento, nesta fase que é a criação, é onde se verifica mais essas diferenciações das diferentes raças..
Quando falo em comportamento refiro-me a, agressividade, alimentação e atenção pelas crias, entre outros..
Para terminar deixo umas fotos das ultimas crias de Castanho Opala Vermelho Mosaico desta época, neste momento as crias estão prestes a saltar do ninho e os pais a terem o merecido descanso depois da tarefa desgastante que é a criação dos filhotes.
Estas fotos foram tiradas á uma semana.
-Gaiola nº-11
Gaiola nº-12
Gaiola nº 13
quinta-feira, 19 de maio de 2011
2 crias de Castanho Vermelho Mosaico - Foto
Duas crias da 2ª postura do casal nª18, atrasaram-se em relação ao outros a iniciarem a 1º postura, irei deixar fazer outra criação.
Por
fotos é difícil se aperceber do tamanho real das aves , mas são muito
grandes, saltaram hoje do ninho e posso dizer que são maiores que a
mãe..
quarta-feira, 11 de maio de 2011
Voadeira concluida ! (Fotos)
Uma das duas voadeiras que estou a construir tem cerca de 100 poleiros individuas,mas vou colocar 60 ou 70 novos canarios para voarem á vontade..
segunda-feira, 9 de maio de 2011
Mini Aparelhagem =)
Era para comprar uma aparelhagem para colocar no canaril o ano passado, mas acabou por não acontecer, como tal a semana passada tiveram um presente..
Foi comprado especialmente para colocar na sala da muda, para que não estranhem tanto a fala das pessoas e as máquinas da oficina do meu pai..Chama-se a isto dar musica aos canários hehe, meu pai diz que qualquer dia monto ali uma discoteca ....
Hoje terminei o tratamento de 5 dias de Enroxina, nos próximos dias irei dar Protivit alternando com Compexo B , para recompor a flora intestinal, é muito importante o fornecimento desta vitaminas depois do uso de antibióticos.
Pois é sexta feira puz na cabeça que tinha que mandar analisar as aves que me tinham morrido de uma ninhada completa, aves saudáveis, já fora do ninho que de um dia para o outro começaram a morrer..
Nesse dia(sexta-feira) telefonei para o laboratório nacional de investigação Veterinária (LNIV) em que expus a minha situação e me colocaram logo um entrave, tinha que ter um veterinário para que me passa-se uma declaração para poder analisar as aves...Fui a um veterinário aqui na cidade e não houve qualquer problema no preenchimento da papelada...
Da parte da tarde lá fui até Benfica com as aves para necropsia...
Amanha irei ligar para eles para me darem informações, pois os relatorios vem pelo correio e deverão demorar ...
Tenho tido bastante tempo agora, pois estou de férias é pena pois acabam já quinta.
Entretanto hoje termina-mos uma das duas voadeiras em que irão habitar os novos canarios de 2011..
Amanhã irei passar todos os meus canarios de pena clara que estão a pintar, das desmamadeiras para estas grandes voadeira onde irão permanecer até ao final da muda da pena..
Talvez amanha coloque fotos..
- Mini Aparelhagem
sexta-feira, 6 de maio de 2011
quinta-feira, 5 de maio de 2011
Dia(s) para esqueçer !
Hoje, mais uma vez acordei cedo para dar papa,trocar a água e limpar as grelhas e estrados das baterias de criação e desmamadeiras..
Parecia estar tudo normal até ao momento em que chego á gaiola 15 para trocar a água, algo de estranho estava a acontecer com as quatro crias daquele casal... Estavam todas muito encolhidas com os olhos semi abertos, mas não metiam as cabeças entre a asa, como para dormirem o que estranhei..Já nem fiz limpeza, somente pensava o que se estaria a passar..
Estava tudo bem com a alimentação, tinham água, dois tipos de papa, sêmola, grit , nutribird, nada lhes faltava...Bem, continuei a dar papa aos outros casais e reparava que os pais a comiam com grande apetibilidade, os filhos pouco ou nada pediam pelo alimento, claro que os pais não davam pois pressentiam que os filhotes estavam doentes...É difícil ver aves de um dia para o outro ficarem assim de repente, aves com sensivelmente 25 dias, já fora do ninho....
"Lembrei-me" que tinha mais dois ninhos com quatro crias cada um, tinham nascido no mesmo dia, faziam hoje o 4º dia...Retiro as fêmeas dos ninhos, resultado, dois mortos em cada um....Os filhotes apresentavam a parte da cabeça um pouco transparente..
Pensei para mim, não é só aos outros que acontece, desta vez bateu-me á porta, foi uma sensação terrível, só me apeteceu amandar os que restavam para o lixo, mas vou esperar por amanha para ver se há hipotese, caso contrario não penso duas vezes..
Estava a criação a correr tão bem, que até dá gosto criar sem problemas...
Estou ciente que algo está errado no meus canarios, pelo menos nestes casais em que as primeiras posturas foram boas...
Agora morrerem-me mais de 5 aves num dia e outras 4 pelo mesmo caminho é desmotivante, já morreram quase tantas crias que na primeira postura, não pode ser!
Como não caiu ás boas e sou persistente comecei a fazer buscas na internet e telefonando a alguns criadores a explicar a minha situação para ver se encontrava a possível causa para as mortes que estavam a ocorrer..
As minhas primeiras suspeitas foram e são ou fungos ou salmonelas, mas aponto mais para a primeira hipótese, mas é um tiro no escuro,vou dar Enroxina durante 5 dias a todos os reprodutores e seus respectivos filhos..
Embora tenha bastante cuidado com o germinado, tanto na sua evolução de germinação e conservação, com este calor não sei não.
O que realmente me preocupa são os quatro filhotes que de um dia para o outro os veijo sacumbir aos poucos..
Foi pena não ter guardado os canários mortos para mandar para analise, mas apartir de hoje passarei a guardar os que morrem para analisar, pois não gosto de dar tiros no escuro...
Fico agradecido a quem me souber disser onde possa mandar analisar os cánarios ..
Enquanto espero que mais morram para poder analisar, que irá certamente acontecer, amanha irei começar o tratamento com Enroxina da zoopan..
Aos criadores em que a criação não lhes corre como desejavam lembrem-se , não de deixem abater e não desistam de lutar por o quanto todos nós ama-mos, os Canários!
Hoje foi um dia desses.....
Assinar:
Postagens (Atom)