quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Experiencia que não irei repetir !

Hoje foi daqueles dias que não devia ter entrado no canaril.
Já há algum tempo que o dia de hoje (terça-feira) estava marcado para fazer a lavagem manual aos canarios que iriam á primeira exposição da época.
Assim foi, por volta das 8.30h estava a abrir o canaril, mudei a agua dos bebedouros dei papa e preparei todos os utensílios para fazer a lavagem, inclusive até tinha a maquina digital para tirar umas fotos nas várias etapas.
Depois de muito pesquisar e ler técnicas utilizadas por outros criadores, pensava eu que a lavagem manual era uma tarefa fácil,mas não, estava completamente enganado!
Agarrei a primeira ave para a lavar primeiramente num recipiente que continha champô para bebé, depois passei por agua limpa e por fim por agua com vinagre de cidra(todos os recipientes continham agua morna).Entretanto já tinha a gaiola com 26graus e temperatura para por la todas as aves para uma boa secagem.
Foi um autentico desastre, mal coloco a ave dentro da gaiola a mesma termia por todo o lado, a minha reação foi logo aumentar a temperatura do espaço.Mas a ave passado uns minutos continuava na mesma acabando por morrer quase logo de seguida.
Fiquei num estado de frustração enorme, nem acreditava no que me estava a acontecer..A culpa foi  minha, não devia ter colocado a ave até ao pescoço completamente dentro de agua. 
Entretanto depois do sucedido experimentei a lavagem a outra ave mas desta vez não a molhado completamente , mas quando terminei e a passei para a gaiola começou a tremer da mesma forma que a ave anterior, meu deus, não podes morrer, pensei.
Puxei pele cabeça e resolvi fazer com que a ave não se para-se para que o sangue circule, mexia lhe as asas as pernas, permitia-lhe uns saltinhos no chão tudo isto na esperança de a salvar, o que acabou por acontecer felizmente.
Deixo umas fotos de uma experiência mal sucedida, se tudo corre-se bem possivelmente havia boas fotos,mas... 








3 comentários:

  1. Boa tarde;
    Olá amigo,sinto muito pelo sucedido,só acontece(poderá acontecer a quem lava a aves manualmente) à que levantar a cabeça e seguir em frente.
    Eu como te digo não mergulho a ave,não à necessidade de o fazer, para a ave ficar bem lavada,provávelmente foi mesmo de a ave ficar submersa que ajudou para que esta falece-se.
    Eu hoje dei banho a todas as minhas aves, não houve qualquer tipo de incidente,mas antes aqueci um pouco o ambiente e liguei também para aquecer a enfermaria levando esta aos 28Cº.
    Espero que da próxima te corram melhor as coisas na questão da lavagem amigo.
    Boas exposições e que consigas atingir os objectivos a que te propuseste!
    Um abraço
    Eduardo Garcia

    ResponderExcluir
  2. Olá Vitor.


    Lamento profundamente o que aconteceu.

    Sei o quanto é importante para ti o momento que se aproxima e a ansiedade com que tens vivido estes últimos dias pelo que um azar destes deve, de facto, ter sido um golpe terrível.

    Mas, tal como diz o Eduardo, há que levantar a cabeça e seguir em frente. Força Vitor.

    Uma palavra também para a coragem que demonstras ao partilhar com todos aquilo que se passou contigo. Muito poucos o fariam, mas muitos aprenderão com o sucedido.


    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Ola amigo Vitor

    O que te aconteceu, só não acontece a quem não faz.É assim que se aprende, foi pena não teres salvo logo o 1º, mas á que levantar a cabeça e seguir em frente.Num caso desses de hipotermia devias de ter um secador á mão para o aqueceres.
    Com o tempo(experiencia) vais ver que não te morrem mais.
    Eu encharco-os bem,e não costumo ter problemas, e nem aumento a temperatura do canaril, nem tenho gaiola enfermaria, mas estou a pensar adquirir uma.
    Faço isto a seguir ao almoço, por volta das 13.30h da tarde, e logo de seguida enrolo-os num papel de guardanapo absorvente, durante algum tempo, e só depois os meto na gaiola.

    Ainda ontem lavei os 50 que vou levar ao Nacional.
    Mentiroso!!! eram mais de 60, porque tenho sempre alguns de reserva, praticamente iguais das mesmas raças, não vá haver algo que falhe. São muitos anos, e o seguro morreu de velho.

    Parabens pela tua dedicação e empenho.
    Os resultados estão á vista de todos.
    Força Vitor.

    Um abraço

    Carlos Faisca

    ResponderExcluir