segunda-feira, 21 de março de 2011

Ponto de situação da Criação.

Peço desde já desculpa por não ter vindo a escrever nestes últimos dias  no blog, sei que há pessoal que passa aqui para ver novidades.Poderia inventar desculpas para o sucedido, não é por falta de tempo(que nesta altura até é algum) nem por falta de vontade,mas sim cansaço.
Chego a casa por volta das 23h dou uma olhadela por alguns fóruns e blogues, praticamente nem entro no meu. Depois de um dia de trabalho não matam mas moiem!

Desde o primeiro dia que nasceu o primeiro canário aqui no canaril todos os dias ás 7horas estou a dar papa com germinado, também trocando a agua dos bebedouros.

A criação até ao momento está a correr bem, de 30 casais tenho 89 aves nascidas, 70 anilhadas e uma dezena de aves mortas que também é normal..
Este ano não dei Vitamina E sintética,  não foi por aí que deixei de ter uma boa média de ovos galados, até ao momento de 161 ovos postos 97 estão galados e 33 goros, os 31 que restam ainda não verifiquei se estão ou não galados pois ainda não fizeram 6 dias que é quando vejo o estado de fecundidade.
Ovos goros mando os logo para o lixo deixando só os cheios, coloco também um ovo de plástico para quando as crias nascerem se apoiarem e não serem esmagados pelas mães.

Está a fazer pouco mais de um mês que começaram os nascimentos em vários ninhos, ao inicio dava-me impressão que as fêmeas não alimentavam convenientemente as crias e que estas não tinha força para pedir alimento.
Sabem o que foi  meus amigos?? Ansiedade!De minha parte claro, estava desejando de anilhar os primeiros e parecia que não vingavam,mas lá está, as expectativas para esta época são enormes e eu não estava consciente que os canários não são maquinas!!

A semana passada "joguei" fora uma ninhada de 6 canários castanho pastel acabados de sair do ninho, em relação a este acto já critiquei quem o fazia, já jurei a mim mesmo que não fazia isso a canários meus, mas quem pretende evoluir e ter boas aves tem que o fazer.
Eu vi logo que de uma ninhada de 6 aves uma ou outra ia estar mais fraca, mas logo as seis nunca pensei, muito pequenas, mirradas e claro muito sujas derivado serem muitas a fazerem porcaria num só ninho.
Na altura também não tinha ninhos com aves do mesmo tamanho se não fazia a troca.
Penso que foi um favor que fiz aos país, pois também eles sabem quando as criem não se estão a desenvolver como era devido.

Amanha irei separar dos pais as primeiras aves nascidas para as desmamadeiras.
Como alguns devem saber, praticamente desde o inicio da criação que eu e o meu pai andamos a "tratar" do local onde os meus canários irão fazer a muda da pena.
Quero agradeçer ao meu pai o espaço do seu local de trabalho que me cedeu e a sua ajuda na construção de voadeiras.

Em breve colocarei fotos da sala da muda onde as minhas aves irão passar os dias de verão!

Boas criações a todos os criadores.



Um comentário:

  1. Olá amigo, ainda bem que a criação está a correr bem, pois a mim nã está mal, mas poderia estar melhor, tenho fêmeas a colocarem ovos aind as crias não estão empenadas, crias que são jogadas para fora do ninho, mesmo com dois ninhos, fêmeas que não agarram ao choco...enfim tenho de tudo...são principalmente fêmeas novas...pode ser que melhores e espero que melhore...continuação de boas criações!

    Abraço
    Eduardo Garcia

    ResponderExcluir