quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Criações 2012 - Resumo

Quando criei este blog, há mais de 4 anos foi com o objetivo de mostrar as minhas aves e falar sobre o que estivesse relacionado com os meus canarios, como por exemplo as criações.
Este ano não foi possível aqui escrever o decorrer da criação dos meus canarios, desde já o pedido de desculpas a todos os visitantes que por aqui passavam para lerem novidades e claro não as havia!
Chegaram me a contactar, amigos e desconhecidos , via e-mail e telefone a questionar o porquê do blog andar tão parado. Uns que tinham ouvido que a criação iniciou muito mal ,outros que até mesmo pensavam que tinha acabado com os canarios! Compreendo que podia ser este o pensamento de quem por aqui passava pois pouco ou nada viam escrito em relação a anos anteriores, que relatava pormenorizadamente o decorrer da criação. Agora não compreendo, como se pode inventar uma coisa destas, acabar com os canarios, como se isso fosse possível!!!Estas coisas revoltam-me imenso!!! Já aqui disse uma vez que estou Vivo e quem está a inventar estas mentiras não vão conseguir me derrubar!! Os canarios fazem parte da minha vida, cada dia que passa mais gosto deles! Venero este Hobbie! Com os objetivos que tenho em relação aos meus canarios e da forma com estou "infiltrado" na ornitologia, penso que deixar de criar só mesmo por um motivo muito muito forte não acham?? Sinto-me um privilegiado em relação há uns  cinco anos atrás quando iniciei a criação nestas raças que com que faço criação, poucos criadores conhecia e as exposições só tinha ouvido falar, que existiam! Hoje, orgulhosamente digo, que sou amigo de criadores portugueses com provas dadas a nível mundial, campeões do mundo! O meu obrigado a todos eles, por tudo o que me ajudaram e continuam a ajudar.

Falando agora da criação que terminou á quase 2 meses, posso dizer que foi o ano em que os meus canarios obtiveram o maior numero de crias.
Criei com 44 casais de canarios e um casal de cardinalitos da venezuela,num total de 45 casais.
Foram mais 15 casais em relação á época transata, em que criaram 30 casais.

Como tem vindo a ser hábito no inicio da criação não faço quaisquer tipo de tratamento preventivo, este ano não fugi á regra! Tratamentos com antibióticos, somente quando as aves estiverem doentes, para quê encharcar as aves com químicos se aparentemente estão bem de saúde!?Se houver suspeita de alguma coisa, aí sim, mandar analisar as aves e atuar da melhor maneira.

Cerca de 50% dos canarios que criaram, foram fruto de novas aquisições.Foi o ano em que mais investi em reforços para o meu plantel, "gastei" muito dinheiro. Também iniciei com os Phaeos Vermelho Mosiaco, a raça que me faltava para completar a linha castanha.
Estou consciente que corri um risco enorme em somente desparasitar os canarios, embora sabendo que os reforços estavam bem de saúde e a proveniência era boa.
Um risco que valeu a pena correr, pois obtive um numero de 180 novos canarios, fruto de duas posturas por casal, somente a 5 casais deixei que fizessem a terceira postura.
Em meados de Abril, estava um pouco alarmado, pois tinha em dois ninhos diferentes crias com cerca de 13 dias com os olhos inchados, suspeitei de se tratar de tricomonas uma doença altamente contagiosa.
Comecei por pesquisar pela internet , mas pelas fotos que ia vendo não se assemelhavam aos canarios que tinham aquele problema. Caso se manifestasse mais algum caso daquele género já tinha o contacto do laboratório a jeito para mandar analisar para ver o que se passava, Acabei por abater as tres aves, tendo as congelado pois podiam a fazer falta. Felizmente não ouve outros casos, e a criação prosseguiu  normalmente.

Classifico esta criação como muito positiva, com cerca de 50 crias mortas, tendo deitado para o lixo umas 25 ou seja outras 25 morreram por serem mais fracas.Este ano as minhas fêmeas gostaram da cor das anilhas pois não dei com crias nas grelhas!

Com a mudança de horário no meu trabalho mesmo quando a criação se iniciava complicou-se um pouco!Estava a entrar ás 6horas e só saia as 17horas, tinha duas horas para poder dar papa com germinado e mudar a água e trocar ovos, isto tudo em duas horas, das 8.30 as 10.30! O tempo passava a fugir!Era uma correria constante! A partir das 17 horas já podia estar com eles até as luzes desligarem por volta das 21.30horas.

Foi uma criação muito desgastante e de muito trabalho para mim, passei por alguns dias mesmo complicados.Uma vez vi jeitos de não conseguir dar conta do recado!!Lembro-me que um dia desliguei as luzes já passava das 23 horas!Os canarios nesse dia deviam achar que estava maluco hehehe. Para o fim já andava saturado com tudo, só já queria que as fêmeas não colocassem mais ovos e vê-los a todos nas voadeiras era o que mais desejava.











Nenhum comentário:

Postar um comentário