quarta-feira, 17 de março de 2010

Já nasceram os 1ºs da temporada!

Entre o dia de domingo e hoje (quarta-feira) nasceram aqui no canaril os primeiros canaritos da época.
Até ás 19.15h de hoje(hora que se apagam as lâmpadas florescentes) tinha em diversos ninhos um total de 8 canarios.
Nesta altura uma pessoa(eu) não pensa em quase mais nada em não ser nas suas criações,não pode falhar nada, tem que correr tudo como todos deseja-mos, é emocionante a altura da criação pelo menos para mim que tanto adoro as minhas aves.

Deixemo-nos de lamechices, esta semana que corre e para próxima está previsto mais nascimentos de praticamente todos os casais, exepto um casal de castanho pastel que está mais atrasado.
Tenho tido alguns problemas de inicio de criação tais como 2 ou 3 ovos com os embriões mortos, abandono de uma fêmea a faltar poucos dias para o nascimento, este último sei a que se deve, esta fêmea estava a criar sozinha, mal ouvia um macho a cantar sai-a logo do ninho, mas várias vezes isso acontecia, eu já calculava o desfecho e não falhei nada, ela estava cheia de cio, além ser uma canaria nova.
Hoje como todos os dias liguei o computador e vou ao programa de gestão de criação ver se tenho algo para fazer, e mandou-me verificar os ovos de um casal de castanhos vermelhos mosaicos(macho do ano passado),não é que estavam todos gouros,fiquei pior que estragado,tirei-lhes logo o ninho a partir de amanha vou dar-lhes vitamina E.


A alimentação que estou a dar aos casais já com filhos e aos que estão para nascer em breve, está mais variada,é normal tem ou irão ter filhotes para alimentar.
Será então a mistura de sementes que é composta por 2 kilos de alpista limpa mais 1 kilo de mistura light á qual misturo nutribird, aveia descascada, perilha e semente de Chia.
Em comedouros á parte tenho a semola de trigo o grit e as papas.A papa húmida está sempre à disposição,e a seca à qual misturo o germinado,couscous e um pouco de grit, dando duas vezes por dia, logo de manhã bem cedo e por volta das 18 horas.

Penso que está na altura certa de quem ainda não juntou os casais de o fazerem, os dias estão muito bons, pelo menos por aqui.
No meu canaril as temperaturas rondam os 19º e a humidade está entre os 60º-70º com desumidificador.

Esta criação até à data não tenho falhado em nada, faço para isso, mas não sei o que me deu este ano que me descuidei com o numero de horas de luz que dou aos canarios.
Nesta altura do campeonato em que já tenho aves nascidas estou infelizmente a dar só 12h15m de luz diárias ás minhas aves o que é pouco, o ideal seria 14h ou 15h.
O ano passado neste aspecto correu tudo bem, lembro-me que quando nasceu a primeira cria tinha cerca de 15 horas por dia, começei tarde a dar luz extra, enfim..
Vou continuando a aumentar progressivamente(15minutos por semana) como tenho feito até agora a ver se chego ao numero pretendido,sei que não posso aumentar bruscamente,correria o risco de as aves fazerem a muda antecipada e era pior a emenda que o soneto como se costuma dizer.

Tenho tido bastante trabalho e ainda nem tenho metade dos casais com filhos, quando isso acontecer irá aumentar ainda mais com certeza, mas sem trabalho nada se consegue, portanto..
Amanha meto fotos das primeiras crias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário