sexta-feira, 12 de março de 2010

Primeiros nascimentos no fim-de -semana .

Está previsto romperem a casca os primeiros canarios da época amanha ou Domingo,serão dois casais lipocromo vermelho mosaico.
Precisamente estas duas fêmeas arrancam ao mesmo tempo, puseram ambas cinco ovos e cada uma tem quatro ovos galados, coincidência.
Para as próximas duas semanas irão nascer mais canarios, das minhas 16 fêmeas só duas é que ainda não fizeram ninho, estão mais atrasadas,são ambas castanho pastel vermelho mosaico, o resto tem ovos a serem chocados e outras a terminarem a postura.

Amanhã vou começar a dar papa seca, germinado e couscous tudo misturado, aos casais que tem filhos prestes a nascer e também papa húmida sempre à disposição.
A alimentação destes casais durante a postura e choco foi somente a mistura, sémola e grit, nada de papas.Tenho me dado bem com este método, dando só as papas um ou dois dias dos filhos nascerem, pegam-lhe com mais afinco, dando-lhes melhor.

O estado do tempo pregou-me uma partida, mas também foi descuido meu, ontem é que comecei a pôr as sementes a germinar, resumindo, não vou ter no ponto de germinação que gosto a tempo de dar aos primeiros canarios que estão para nascer.
Lembrei-me que tinha a gaiola hospital e das dicas que o Sr que me a vendeu me deu.
Coloquei então o germinador dentro na gaiola a uma temperatura de 22º,o processo de germinação vai aumentar com certeza, amanhã de manha espero ter algum germinado pronto para poder dar bem cedo aos canarios.
A partir de agora começou o ciclo dos germinadores,tenho três mas em principio só irei utilizar dois, vamos ver se vai chegar, pois quero dar de manha e duas ou três horas antes de a luz se apagar(o ano passado só dava uma vez, de manhã).
De três em três germinações desinfecto os pratos com lixívia, ás vezes também com vinagre, que é um bom desinfectante.

Sexta feira é o dia de limpeza no canaril, hoje não foi excepção, puxei os rolos, limpei as grelhas e desinfectei o chão com desinfectante e um pouco de lixívia.
Só hoje é que coloquei os bebedouros automáticos nas ranhuras das gaiolas, não é que eu não me lembrei de lavar as mangueiras por dentro antes de fazer a instalação.
Deu-me muito trabalho tirar o sabor da borracha da água, uma coisa que se fazia tão bem quando tinha o rolo completo,enfim..

O tempo nestes últimos dias tem estado a melhorar, dias com bastante sol, já cheira a Primavera.Para bem das criações era bom que se mantivesse assim, embora que um pouco frio ainda.
Há criadores que já tem aves anilhadas outros já mesmo independentes, mas ouço bastantes a dizerem que as coisas este ano não começaram muito bem, ovos goros, fêmeas que deixam a postura, morte dos filhotes..
Espero que tudo corra bem com a minha criação.

Um comentário:

  1. Boa noite amigo,estou a ver que a criação te está a correr bem,espero que tudo corra como tu desejas e que tenhas aves com muita qualidade.
    Boas criações!

    Um abraço:)

    ResponderExcluir