quarta-feira, 28 de abril de 2010

Hoje, 30 graus no canaril!

Pois é, parece que a chuva nos abandonou e o calor chegou em forte e parece que é para ficar.
Estes três últimos dias tem estado um calor abrasador, hoje foi o pior dia em termos de temperatura, 30 graus no meu canaril ás 17.30h, hora que cheguei a casa ia-me dando uma coisa má..
Tomei logo medidas, abri  todas as  janelas(com rede mosquiteira) para ver se entrava algum ar, aumentei o tempo de funcionamento dos ventiladores para retirar um pouco mais o ar abafado que se fazia sentir lá dentro, penso que resolvi o problema.
O meu canaril de facto é muito quente no Verão, mas estamos ainda em Maio.Ouço dizer que vamos ter muito calor este ano, vamos ver..

De seguida fui dar uma vista de olhos por todos os casais, faço sempre quando chego a casa e reparo com um casal de castanhos vermelho mosaico um pouco embolados, pensei, mau aqui à gato,logo os dois..Mal olhei para os comedouros vi logo o que se passava, nem uma semente lá tinham..Ontem por lapso não coloquei sementes a este casal, e eu que rectifico sempre,falhei.. Ficaram 24 horas sem sementes, creio que só comeram semola, crei que foi isso que os safou, o comedouro estava em baixo.
A fêmea estava a chocar e mesmo assim sem se alimentar foi para cima dos ovos, espectacular, fui logo ver se estavam mortos e todos neles os embriões mexiam.Estiveram cerca de 15 minutos a descascar sementes depois de ter posto os comedouros, a fome era negra..Qualquer criador está sujeito a cometer este erro, aconteceu-me a mim...Creio que se fosse falta de agua já cá não estariam.

Em geral a criação está me a correr muito bem, não digo excelente pois posso me vir a arrepender.
Geralmente quem começa bem acaba bem tambem..Mas ainda é cedo para tirar conclusoes.
Estou a pensar seriamente em permitir  praticamente a todos os casais somente duas posturas, por três motivos, as anilhas estão a escassear, o calor já se faz sentir e não me interessa tirar muitos canarios, poucos e bons..
De momento tenho 55 canarios nascidos, 40 anilhados e 21 separados dos pais.
Castanhos pasteis tenho 10 de 3 fêmeas, estou com muita fé nesta mutação em termos de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário