quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Inicio da criação 2011

Faz precisamente amanha duas semanas que retirei as divisórias em rede aos meus casais dando-se o inicio da criação.Estiverem cerca de quatro dias com a divisória ao meio da gaiola cada um em seu lado onde a femea tinha o ninho para que quando lhe apetecesse o construir .
Tinha a noção que os machos e as fêmeas estavam preparados para iniciarem a criação, eles dão nos sinais que nós criadores se apercebemos como por exemplo a troca de comer entre a rede ..Não estava nada enganado, mal retirei a divisória ouve uma boa aceitação por parte de ambos,acho que não ouve um único canário que não salta-se para cima da fêmea..
Este ano começei duas semanas mais cedo, basicamente pelo motivo das primeiras exposições que se realizam mais cedo, para que tenha os canarios com a muda já feita.Quando mais cedo começo também mais cedo acabo,irei permitir somente duas posturas como no ano passado.

Estes últimos dias tem sido calmos por aqui, somente retirar ovos e colocar os de plastico e claro apontar tudo no programa, não pode falhar nada..
Neste momento tenho praticamente todos os casais com ninho construido excepto três ou quatro que estão mais preguiçosos a arrancarem.O programa conta já com 84 ovos inseridos, quando começarem a nascer vai ser uma correria que nem sei para onde me hei-de voltar...
Como sabem este ano fiz 31 casais o dobro que o ano transacto(16), espera-me também o dobro do trabalho, mas quem corre por gosto não cansa.
Vamos ver como será a percentagem de fecundidade dos ovos desta primeira postura, porque só mandei vir 170 anilhas,ainda devo de anilhar canarios sem serem com as minhas anilhas, mas eu já vi este filme em algum lado, mas não aprendo!

Estou convicto que vai ser um ano em cheio em todos os aspectos!!

Irei criar com 31 casais:

Lipocromo Vermelho Mosaico              :  11 casais
Castanho Vermelho Mosaico                :   8 casais
Castanho Pastel Vermelho Mosaico      :  9 casais
Castanho Opala Vermelho Mosaico      :  3 casais





Um comentário:

  1. Boa tarde amigo,espero que tudo te corra como desejas.
    Eu também já tenho praticamente tudo a chocar, e só duas fêmeas é que estão um pouco mais atrasadas, mas é normal, não são programas para arrancarem todas ao mesmo tempo(risos).
    Desejo te optimas criações!

    Um abraço ;)

    Eduardo Garcia

    ResponderExcluir