terça-feira, 14 de junho de 2011

Final de criação 2011 !


Primeiramente quero pedir desculpa aos visitantes do blog por nestes últimos dias não ter escrito nada aqui, tambem ás pessoas que me mandarem emails, a resposta ter sido um pouco tardia..
Como devem calcular o "trabalho" com a passarada tem sido bastante neste mês, aves  em criação e outras em muda não é fácil, a atenção tem que ser redobrada para que não falhe nada...

Hoje com os nascimentos das três aves da gaiola nº18, posso dizer que terminou a criação por este ano aqui no canaril. Ansiava pelo dia de hoje para poder "finalmente" dar como terminada a criação..
"Finalmente"?? Sim! A saturação, stress e o desgaste estavam cada vez mais a apoderar-se de mim, quem cria com um numero significativo de casais, no meu caso 30,sabe do que falo...Não matam mas moiem...

Posso dizer que nestes últimos 4\5 meses, desde o inicio dos primeiros nascimentos dos filhotes,isto em finais de Fevereiro, não falhei um único dia com os meus canários.
Todos as manhas ás 7h estava lá eu a dar papa seca com germinado e trocar a água dos bebedouros, geralmente demorava cerca de 1 hora nestas duas tarefas.Deitava-me um pouco e por volta das 10.30 levantava-me novamente para fazer outras tarefas como trocar ovos, dar papa húmida, sêmola de trigo, separar aves por grade etc.
Entro no meu trabalho ás 12horas, portanto tinha mesmo que deixar praticamente tudo orientado para o dia, pois só estaria com eles novamente das 17h ás 19h, duas horas que passavam correr, dar novamente papa seca mais o germinado e anilhar era num ápice as duas horas a passar...
Ouve dias que custava a dar á conta do recado, sentia um pouco de revolta comigo mesmo por não conseguir pois o meu trabalho chamava por mim....
Diariamente passava mais tempo no canaril que em casa , em média 4 horas diárias com eles,parece muito tempo mas passam a fugir....Quando penso que tenho tudo organizado surge sempre mais alguma coisa para fazer..
Resumindo, a criação correu bem, mas tenho consciência que podia ter sido melhor ainda...
Não estar em casa uma ou duas horas antes das luzes se apagarem faz toda a diferença, falo por experiência própria, pois o ano passado podia estar com eles ao fim do dia e este ano não foi possível tal, derivado ao meu trabalho.

Requisitei um total de 230 anilhas, sabia bem que não as ia utilizar todas, mas estava escaldado do ano transacto que anilhei 30 aves sem a minha anilha...Mais vale sobrar que faltar.

O meu objectivo foi conseguir vingar 150 novos canarios,tendo em conta o espaço para efecturem um boa muda da pena.
Objectivo esse atingido e soprado, tendo anilhado 170 aves.
Fico bastante contente e algo orgulhoso por este numero, fruto do meu "trabalho" realizado com eles nos últimos meses.

Consegui tirar canarios de todas as minhas fêmeas que lancei á criação somente duas que me tiraram ambas uma ave, como tal estragaram-me a média,sendo (5.6 aves) por casal..
Agora é esperar que os últimos canarios nascidos se tornem independentes para que possam estar todos nas suas voadeiras...Cerca de metade dos reprodutores já se encontram nas voadeiras a descansar que bem merecem.

Nos primeiros dias de Julho penso estarem todos  nas voadeiras para passarem mais uma etapa das suas vidas que é a troca de penas..

Em relação á qualidade dos juvenis, é bastante boa, estou a gostar muito do que vou observando ,principalmente dos castanhos vermelho mosaico (homozigoticos) e dos lipocromo vermelho mosaico..

Amanha irei colocar o relatório e estatística aqui no blog do meu programa de gestão de criação relativamente ao ano 2011.

Um comentário:

  1. Olá Victor, fico feliz por tudo ter corrido bem no que toca à criação, espero sinceramente que a muda corra tão bem ou melhor que a criação. :)
    Eu também vou terminando, tenho fêmeas no voadouro, como tu disseste, é realmente desgantante estes meses, não matam mas moem, todos os dias, também não falhei um unico dia.
    Tenho 190 aves anilhadas, umas fêmeas só fizeram 2 posturas, isto porque iriam terminar a terceira muito tarde para depois colocá-las nos voadouros,tenho outras (3) com 4 posturas, porque fizeram uma postura mas nessa mesma postura os ovos não eram galados, dai ter feito 4, ainda me faltam nascer crias de 4 casais, conto em anilhar as 200 aves, mas a ver vamos,mesmo que não atinja as 200 aves, penso que o objectico foi francamente alcançado,apesar de alguns problemas que surgem, o que é normal, se assim não fosse, não "daria gozo" agora espero também que a muda corra bem..
    Tudo de bom para ti amigo, que a muda corra maravilhosamente bem, para te ver em grande nas expox deste ano...

    Um abraço

    Eduardo Garcia

    ResponderExcluir