quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Criação dos Cardinalitos da Venezuela

Esta época podia ter sido em cheio no que toca ás criações, se não fossem os cardinalitos ancestrais!
Pois é, não vingou nenhuma cria para tristeza minha.
Adquiri no mês de Dezembro um casal apenas para me iniciar, casal esse de boa proveniência e excelente qualidade.
A altura da criação destas aves é mais cedo em relação aos canarios mas decidi somente por-lhes o ninho quando pusesse nos canarios tambem, para poder conciliar.
Não fiz qualquer tratamento tanto neles como nos canarios, tive o cuidado de saber se tinham sido ou não desparasitados recentemente.
As coisas pareciam bem encaminhadas até ao nascimento das  duas crias da primeira postura ás quais a fêmea as colocava para fora do ninho. Pensei que você o macho, pois estava junto com a fêmea, mas não, era mesmo a fêmea que as não queria lá! Acabaram por morrer...
Na segunda e ultima postura pensei em tirar o macho para a fêmea criar sozinha podia ser que me safasse.Nasceram novamente duas crias que por sinal a mãe já as aceitava no ninho. Eu vi ela alimentar varias vezes ao dia, interessante mesmo na minha presença ela continuava alimentado ao contrario de algumas canarias que param de alimentar se vêem o criador.Algumas só dão de comer aos filhos sem ninguém no canaril!!
Na verdade viveram apenas dois dias, pois no 3º dia estavam mortos no ninho.
Não tenho explicação para o sucedido, não podiam ter morrido, pareciam estar bem de saúde e eram bem alimentados.Pensei em mandar analisar mas cheguei á conclusão que não valia a pena.
 Em 2013 não vou desistir, irão criar novamente e já estou a pensar em adquirir mais alguns casais.
Gosto muito destes passarinhos tenho a certeza que a sorte vai estar comigo para a próxima época!

Desejo a todos os criadores uma excelente muda para os vossos canarios.
Por aqui, finalmente, notei nesta ultima semana um quebra de penas pelo chão, o que é um bom sinal! Sinal que já faltou mais para estarem completamente mudados.



2 comentários:

  1. Boa noite,

    Já agora que papa é que está a dar aos seus cardinalitos? Muitas vezes o problema no vingamento dos pequenos esta na papa.

    ResponderExcluir
  2. Tb tenho o mesmo problema desde que tenho os cardinalitos; tb tenho o mesmo problema nos pintassilgos. Todos os anos tenho criações que são em numero e quantidade razoáveis, mas raramente vingam para além do 5º dia de vida.

    ResponderExcluir