quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Resumo da criação 2013.

Há bastante tempo que nada escrevo no blog, não por ter nada que escrever mas a falta de tempo por vezes é uma realidade, aliada a alguma preguiça, não me permitiu ir atualizando o blog.
Decorreu mais um ano de criação, foram cinco meses de muito trabalho e dedicação para que nada falhasse.
Sendo criador a cada dia que passa sou mais exigente comigo próprio e com os meus canarios, chamo a isto, evolução!!
Penso que cada criador que tenha objetivos de competir com os melhores e ter canarios tão bons ou melhores tem que melhorar ano após ano a qualidade das suas aves e as suas instalações.
Tendo em 2012 pela primeira vez participado num campeonato nacional e obtido varias medalhas, tendo sido campeão nacional em algumas raças que faço criação, a fasquia subiu bastante.Consciente que este ano tenho que fazer melhor ou igual !! Marcaram me imenso os prêmios no campeonato nacional, fizeram me dar o salto como criador. 
 No que toca a exposições, quero enviar novamente ao Nacional este ano no norte do pais, em Guimarães e pela primeira vez participar num campeonato do mundo,é verdade, vai ser a minha estreia em mundiais, sem grandes euforias pois somente de estar a competir com os melhores é motivo de grande orgulho! Gostava de participar nas exposições organizadas pelos meus clube, decisão essa que hei de tomar.

Voltando à criação.
Este ano criei com 41 casais de canarios e 2 casais de cardinalitos (ancestrais), sensivelmente os mesmos casais da anterior época.
Este ano, tive sucesso na criação dos cardinalitos, tendo obtido oito crias, quatro de cada casal ao contrario do ano transato que não obtive nenhuma cria.
A criação dos meus canarios decorreu mais uma vez sem grandes sobressaltos, não fiz qualquer alteração em relação aos anos anteriores no que toca a alimentação e preparação para a criação. Também não fiz qualquer tipo de tratamento preventivo aos meus canarios.
Este ano não germinei sementes optei pela alternativa de as cozer. Forneci durante toda a criação sementes cozidas e os resultados foram iguais.O processo de germinar é mais longo e pode vir a trazer problemas se não houver cuidado no manejo, um bom antifúngico é muito importante para não haverem problemas, mesmo em sementes cozidas! Cozer as sementes é muito mais rápido e os riscos são menores.

Foi o ano que tirei mais canarios, 174 no total, muito trabalhinho meus amigos, uma dedicação e admiração muito grande de minha parte para com eles. Eles mereçem!!
O orgulho de os ver a mudar as penas tranquilamente nas voadeiras é enorme!!São eles que me irão dar ainda mais alegrias nas exposições em que vão participar. Cada dia que passa gosto mais dos meus canarios.
Estou a gostar imenso do que vou vendo,no geral estou a gostar da qualidade, me aguardem!! 

Desejo a todos os criadores umas boas mudas!








Nenhum comentário:

Postar um comentário