segunda-feira, 1 de março de 2010

Primeiros ovos do ano.

Coloquei os ninhos ás fêmeas à cerca de duas semanas, neste momento quase todas tem o ninho feito, só faltam mesmo as castanhas pasteis que estão mais atrasadas, embora cheias, não mostram muita vontade em criarem para já.
Hoje reparei que tinha um macho pastel um pouco gordo, foi o que veio do mundial, descuidei-me na quantidade da papa para o fortalecer, já o coloquei numa voadeira para se exercitar, a sua alimentação durante uma semana será alpista pura e vinagre de cidra na água(dia-sim, dia-não).
As fêmeas lipocromo vermelho mosaico foram as que arrancaram primeiro,sendo os primeiros ovos das mesmas.
Tenho um macho desta raça que é mau como as cobras, nunca vi um pássaro tão mau, a fêmea está sempre a levar porrada, que por sinal está ferida, por cima do bico.Mesmo separados por grade querem brigar,mas o mais estranho é que já o vi galar e ela estava muito receptiva, o mais certo é quando a fêmea colocar os ovos irei retirar o macho,criando ela os filhos.

Neste momento estou a dar papa seca, mais germinado e couscous aos casais que ainda não iniciarem a postura.Aos que já tem ovos, estão somente com mistura, semola de trigo e grit.Estão com esta alimentação por uma razão muito simples, pois quando nascerem as crias irão comer muito melhor as papas(germinado) que se tivessem sempre à disposição durante o choco, desta forma irão alimentar melhor as crias.

Hoje ia para colocar os primeiros dados no programa de gestão da  criação e não é que me dava erro ao introduzir as datas, vim a descobrir que o programa estava por defeito no ano de criação 2006,tinha que mudar quando introduzi os dados dos passaros e os casais para 2010, resumindo tive que apagar todos os dados e coloca-los novamente, primeiro que eu descobrisse o porque do erro, minha nossa!
O ano passado correu tudo bem com o programa como tal mantive-o, mas agora pregou-.me um partida daquelas..

Este ano se correr tudo bem, espero bem que sim, irei participar em principio em três exposições.
Gostava imenso de participar na exposição de Almada(Trafaria) como tal irei esta 6ª feira, ao clube para fazer a minha proposta para novo sócio, nesta exposição só podem participar sócios.

Neste momento não posso pensar em mais nada, tenho que ter a cabeça somente nas criações, mais tarde a muda  e só depois vêem as exposições. 

3 comentários:

  1. Olá Vitor

    Fico contente por saber que já tens os "teus" primeiros ovos.

    Espero que continue a correr tudo bem.

    Vou ficar atento.


    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite companheiro:
    Que tudo te corra como desejas.
    Boa sorte para a criação!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Boa noite.

    Obrigado Eduardo.

    Pois é amigo António, os primeiros ovos já começaram a aparecer..

    Já sabe onde moro, portanto quando quiser apareça.

    Cumprimentos,
    Vitor Monteiro

    ResponderExcluir