segunda-feira, 8 de março de 2010

Lâmpadas "Arcadia" (especiais para aves).


 http://homepage.oninet.pt/963mqq/artigos/luz/lamp1.gif

Porque é que se precisa de uma lâmpada própria para aves?

Ao contrário dos seres humanos, as aves vêem os raios UV que fazem parte da luz natural do sol.
As aves utilizam os raios UV para a alimentação e para a reprodução. A vida sem os UV seria como se os seres humanos vissem tudo a preto e branco, ou ainda pior.
Mesmo assim os seres humanos seriam capazes de diferenciar os sexos.
Algumas raças de aves precisam dos UV para os diferenciar.
Quando a ave não vive ao ar livre deve receber raios UV. As lâmpadas de iluminação doméstica não os produzem. E, a maior parte das lâmpadas domésticas deturpam a cor natural da visão da ave.
A lâmpada Arcadia para aves foi concebida para oferecer todos os raios UV que as aves precisam, e para realçar as cores naturais.


A importância da luz de espectro total ? 
Sem uma fonte equilibrada de luz, o ciclo oculo-endócrino (luz para a glândula pineal e para a glândula pituitária) é afectado. Isto afecta todos os aspectos da vida da ave. Uma iluminação inadequada pode provocar agitação, picagem, enfraquecimento, problemas respiratórios e metabólicos.


Síntese da vitamina D3
 
As aves necessitam da vitamina D3 para um desenvolvimento saudável do esqueleto.
Muitas espécies podem sintetizar a vitamina D3 da luz solar através da pele. Especificamente, é a presença dos raios UVB que o permite.
Como a pele das aves está coberta com penas, elas não podem utilizar a própria pele para o fazer. Na maioria das aves, a glândula uropigeal recolhe a pré-D3 do sangue, e acumulando-a nos óleos glandular. Estes são depois expostos á radiação UVB quando a ave limpa e cuida da plumagem. Mais tarde a ave ingere materiais expostos aos UV quando volta a limpar e a cuidar da sua plumagem, e o óleo entra no organismo como pré-vitamina D. O fígado e os rins transformam esta em vitamina D3.

Qual é a diferença entre o sistema de visão humano e o das aves?

A retina do olho contém cones que, quando estimulados por diferentes comprimentos de ondas de luz, transmitem a informação de cor ao cérebro. Num ser humano, há três tipos de cones, que lhe permitem a percepção de três cores primárias, sendo elas o vermelho, o verde e o azul. A isto chama-se visão tricromática. A combinação destas cores permitenos a visualização de milhares de cores diferentes. As aves têm um quarto cone, sensível á radiação UV, podendo desta forma identificar quatro cores primárias, e a cor adicional é a dos UV. Isto chama-se visão tetracromática.
Nos seres humanos, os raios UV não passam através da lente do olho, mas nas aves isso não acontece.
Pesquisas recentes detectaram que algumas aves podem ver até cinco cores primárias (isto é: têm visão pentacromática), sendo capazes de diferenciar dois tipos de comprimento de ondas UV.

A importância dos UV para uma ave

Uma ave em cativeiro pode ficar privada da radiação UV. Os raios UV da luz do sol que entra pela janela são eliminados (vidros e cortinas). Além disso, as fontes normais de iluminação doméstica não emitem UV. Assim existe de facto a necessidade de adicionar radiação UV, o que se consegue com a Arcadia - lâmpada para aves.
As penas das aves reflectem os raios UV. Esta reflexão da plumagem desempenha um papel na selecção sexual das aves. A criação tem mais êxito quando os UV estão presentes.
As aves, como as mynah, que para os olhos humanos são negras, aparecerem aos olhos das aves com várias cores. Acontece o mesmo com as aves brancas.
A percepção UV desempenha um papel significativo na selecção da comida. Os frutos maduros e as bagas parecerão de cores diferentes às aves. As flores em polinização reflectem os UV de uma forma que permite a sua localização pelas aves. Uma ave come aquilo que vê. Com os UV os vermelhos são mais vermelhos e os verdes são mais verdes. Uma ave relutante a comer precisa dos raios UVA para estimular o seu apetite.


Artigo publicado na revista Zoocultura (Janeiro\Agosto2000)










3 comentários:

  1. Olá, Boa tarde!
    Sou criador de pássaros também e estou buscando me informar sobre as lâmpadas acardia, li aqui em seu blospot sobre elas e gostaria de trocar algumas informações.
    Essa lâmpada deve ser colocada no criadouro a que distância das aves? Qual é a voltagem ideal para elas? Há algum dispositivo de controle de tempo de uso na lâmpada ou esse cálculo deve ser feito pelo criador?
    Sei da importância dela, porém não consigo informções necessárias para iniciar o seu uso.

    Agradeço a atenção,
    Muniz.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite.

    Eu tenho as lâmpadas apontadas directamente para as gaiolas, estão cerca de 2 metros de distancia.
    Eu tenho estas lâmpadas(florescentes) ligadas a um relógio programador..
    Não sei se fui claro.

    Cumprimentos,
    Vitor Monteiro

    ResponderExcluir
  3. gostaria de comprar Lampadas da Arcadia, mas não consigo aqui em Florianópolis e nem na Internet.

    ResponderExcluir