sexta-feira, 16 de abril de 2010

Situação em que se encontra a minha criação.

Peço desde já desculpa por ter escrito pouco no blog, mas nestes últimos dias todo o tempo é pouco, para dar-mos atenção ás nossas aves, quem é criador das mesmas sabe do que falo.
Nesta fase que é a criação é a altura que mais tempo passo no canaril, cerca de 3 horas diárias.Por volta das 6.45h lá estou eu no canaril para deixar tudo tratado para depois ir para o trabalho, por volta das 17.30h lá estou eu novamente de roda deles praticamente até hora de jantar, sobrando-me pouco tempo para vir á net.

Posso dizer que a minha criação está me a correr bem até ao momento, problemas, sim tenho, quem não os tem, tais como ovos goros, uma ou outra morte no ovo mas nada de grave.
Tenho constatado através de conversas com criadores que este ano a nível de criação de canarios a coisa está preta, contam-se pelos dedos criadores conhecidos meus que não estão a ter problemas de maior.
Contas, só se fazem no final, mas espero que a criação me continue a correr como até aqui.
Neste momento de 31 aves nascidas tenho 29 anilhadas, morreram-me duas aves uma com 2 dias e outra fui forçado, não havia hipótese, nunca iria ser uma boa ave, sim custa, muito, até me doeu o coração..

O ano passado criei com 12 casais, tirei 70 crias, correu muito bem mesmo, foi a minha melhor criação de sempre.
Como se costuma dizer, em equipa que ganha não se mexe, este ano não alterei em nada o modo como procedi com a criação do ano transacto.
Há um aspecto que mudou, as aves, estas todas adquiridas este ano.
Inclui somente um produto à minha criação que é o Vegetural(legumes frescos em pó)em meu eu ver um excelente produto, começei a dar o ano passado na muda com bons resultados.Os ingredientes são spirulina, alho porro, couve frisada e cenoura.Não sou pessoa de encharcar os canarios com mil e um suplementos que por ai andam no mercado.
Dou o mínimo possível, mas um ou dois são mesmo indispensáveis.

De todas as raças que crio os que mais gosto são os castanhos pasteis vermelho mosaico não sei o que existe nesta mutação que me fascina tanto...
É normal que seja desta raça que espero tirar mais exemplares, de momento tenho 7 já bem grandinhos, hoje estive a verificar os ovos de um casal que colocou na sua 1ª postura 5 ovos todos eles goros, nesta 2º postura de 5 ovos, 3 foram galados,é preciso é ter calma sem ela não chega-mos a lado nenhum..

Estiveram uns dias tão bons,uma temperatura excelente para quem cria canarios,tinha que vir a maldita chuva novamente.Há três dias que tem chovido principalmente durante o dia por aqui...Lá está o desumidificador sempre a trabalhar para manter uma humidade constante, entre os 60% e 65%, eu que pensava que não o iria utilizar mais durante esta criação mas o tempo pregou-me uma partida..

Desejo a todos os criadores umas exelentes criaçoes!

Um comentário:

  1. Boas,olá amigo;
    Ainda bem que a criação te está a correr bem,a mim também não me posso queixar,tenho 75 aves anilhadas e mais meia duzia de crias ainda para anilhar da segunda postura.Algumas fêmeas já se encontram a fazer a 3ª..espero que tudo te corra como desejas.
    Boas criações!
    Abraço
    Eduardo GArcia

    ResponderExcluir