sábado, 6 de agosto de 2011

Agosto: O pico da muda !

Iniciou-se há dias um novo mês, que na minha opinião é a fase da muda em que os canarios trocam em maior quantidade as penas.
Devem existir  algumas penas no chão nesta altura em qualquer canaril,no meu bastantes mesmo são cerca de 230 aves a fazerem a muda.. No caso dos reprodutores a muda é total.
Nestas ultimas semanas tenho aspirado todos os dias o canaril, o meu aspirador é sem saco, foi caro mas é muito bom, tem dois filtros que não deixam passar qualquer partícula de pó.O resultado é um reservatório diário cheio de penas!No meu canaril não entrem vassouras..

Nesta fase, não se pode-mos descuidar, é tão importante como a criação e há criadores que se desleixam um pouco e poderão vir a ter problemas.
Claro que é uma época mais calma para o criador comparando com a azafama da criação, mas não podem-mos facilitar.

Sem rodeios e segredos vou escrever um pouco acerca da muda dos meus canarios.

Nesta fase da vida dos jovens canarios que é bastante desgastante para eles, pois gastam bastante energia na troca de novas penas mantenho-os num local o mais escuro possível quase na penumbra.Porquê na penumbra? Evitam-se brigas, picagens e as aves estão mais calmas ou seja o stress é menor.

Em relação à alimentação, a semente base mais uma vez é a alpista à qual misturo Nutribird colocando sempre á disposição.. Por dia coloco uma medida de semente de linhaça, perilha, chia, as quantidades variam em relação ao numero de aves nas voadeiras.A linhaça é uma excelente semente a dar nesta fase, também ajuda a dar brilho ás penas.
Grite e sêmola da trigo sempre á disposição.

No que toca à coloração dos meus canarios uilizo a mesma técnica do ano passado com bons resultados.
Sempre à disposição papa seca(com corante) misturado com a mesma quantidade de papa húmida.Diariamente dou de manhã, bem cedo couscous, germinado e papa com o corante.Quando terminada a mistura coloco um pouco de Vegetural (spirulina) e misturo muito bem, vai alterar a cor, deixando-a "cor de vinho".
Quando faço germinado coloco um pouco mais de linhaça embora contenha alguma percentagem desta semente penso que seja pouco para esta altura.

Banho, muito banho é fundamental para uma rápida e boa troca de penas.Coloco as banheiras dia sim dia não nas voadeiras.
Todos os dias penso ser perca de tempo, pois geralmente um canario que tome banho num dia no outro não irá tomar.

Os quistos de penas podem ser evitados com o banho regular.
Em 166 canarios, somente um me apareceu com um quisto que retirei de imediato.

Nestes últimos dias tenho vindo a constatar que muita gente está a abandonar o hobbie, a criação de canários, o que me deixa um pouco triste.
Vê-se inúmeras pessoas a venderem gaiolas acessórios e aves, dá que pensar..
Motivos de saúde, profissionais penso que serão os que levam a desistir mas não será também económicos??
Criar um canário não fica assim tão em conta, está tudo caríssimo, as papas as sementes tudo a aumentar.. a eletricidade, tudo...
No meu caso, tenho um emprego fixo, mas o dia de amanha ninguém sabe,e se ficasse desempregado não sei o que seria dos meus canarios.Penso muita vez neste assunto, como seria se deixa-se de ter os meus canarios que tanto gosto, e faço tudo por eles!Não me consigo colocar na pele das pessoas que deixam o hobbie,sinceramente não...

Desejo a todos os criadores uma excelente muda para as vossas aves.






Um comentário:

  1. Olá amigo,
    É verdade, este mês é reralmente o pico da muda da pena, eu também coloco dia sim dia não as banheiras, é realmente essencial, quanto à alimentação mantenho os mesmos produtos, variando na quantidade apenas...quanto a quistos ainda não vi nenhuma ave com eles, mas ainda não terminou a muda...quanto avaliação das aves ainda é um pouco cedo, mas do que vejo, estou bastante satisfeito com as aves que já terminaram praticamente a muda, mesmos os portadores, nunca tive portadores tão bons, mesmo...
    Quanto à venda de aves acessórios, é reamente triste pelos nossos colegas, mas se o fizeram é porque assim teve que ser, espero um dia não estar também nessa situação, até porque já por lá passei, mas por problemas de saúde, é realmente uma sensação de fustração...enfim nem quero falar disso, nem pensar é bom...

    Desejo-te continuação de boa muda de penas para as tuas aves, para estares em grande nas expox, o que eu não duvido minimamente, mesmo pelas aves que tens mostrado em fotos, as maiores felicidades amigo, um abraço

    Eduardo Garcia

    ResponderExcluir