quinta-feira, 5 de maio de 2011

Dia(s) para esqueçer !

Hoje, mais uma vez acordei cedo para dar papa,trocar a água e limpar as grelhas e estrados das baterias de criação e desmamadeiras..
Parecia estar tudo normal até ao momento em que chego á gaiola 15 para trocar a água, algo de estranho estava a acontecer com as quatro crias daquele casal... Estavam todas muito encolhidas com os olhos semi abertos, mas não metiam as cabeças entre a asa, como para dormirem o que estranhei..Já nem fiz limpeza, somente pensava o que se estaria a passar..

Estava tudo bem com a alimentação, tinham água, dois tipos de papa, sêmola, grit , nutribird, nada lhes faltava...Bem, continuei a dar papa aos outros casais e reparava que os pais a comiam com grande apetibilidade, os filhos pouco ou nada pediam pelo alimento, claro que os pais não davam pois pressentiam que os filhotes estavam doentes...É difícil ver aves de um dia para o outro ficarem assim de repente, aves com sensivelmente 25 dias, já fora do ninho....

"Lembrei-me" que tinha mais dois ninhos com quatro crias cada um, tinham nascido no mesmo dia, faziam hoje o 4º dia...Retiro as fêmeas dos ninhos, resultado, dois mortos em cada um....Os filhotes apresentavam a parte da cabeça um pouco transparente..
Pensei para mim, não é só aos outros que acontece, desta vez bateu-me á porta, foi uma sensação terrível, só me apeteceu amandar os que restavam para o lixo, mas vou esperar por amanha para ver se há hipotese, caso contrario não penso duas vezes..

Estava a criação a correr tão bem, que até dá gosto criar sem problemas...
Estou ciente que algo está errado no meus canarios, pelo menos nestes casais em que as primeiras posturas foram boas...
Agora morrerem-me mais de 5 aves num dia e outras 4 pelo mesmo caminho é desmotivante, já morreram quase tantas crias que na primeira postura, não pode ser!

Como não caiu ás boas e sou persistente comecei a fazer buscas na internet  e telefonando a alguns criadores a explicar a minha situação para ver se encontrava a possível causa para as mortes que estavam a ocorrer..
As minhas primeiras suspeitas foram e são ou fungos ou salmonelas, mas aponto mais para a primeira hipótese, mas é um tiro no escuro,vou dar Enroxina durante 5 dias a todos os reprodutores e seus respectivos filhos..
Embora tenha bastante cuidado com o germinado, tanto na sua evolução de germinação e conservação, com este calor não sei não.

O que realmente me preocupa são os quatro filhotes que de um dia para o outro os veijo sacumbir aos poucos..

Foi pena não ter guardado os canários mortos para mandar para analise, mas apartir de hoje passarei a guardar os que morrem para analisar, pois não gosto de dar tiros no escuro...

Fico agradecido a quem me souber disser onde possa mandar analisar os cánarios ..

Enquanto espero que mais morram para poder analisar, que irá certamente acontecer, amanha irei começar o tratamento com Enroxina da zoopan..

Aos criadores em que a criação não lhes corre como desejavam lembrem-se , não de deixem abater e não desistam de lutar por o quanto todos nós ama-mos, os Canários!
Hoje foi um dia desses.....












5 comentários:

  1. Olá Vitor, bom dia.
    Sei o que é passar por situações dessas.
    Olhe não sabendo concretamente qual a maleita que lhe afecta as aves até porque desconheço que as Salmonelas tenham esse género de sintoma, e uma vez que só mandando-as análisar é que se sabe, eu teria optado por aquilo que considero uma bomba de antibióticos da Zoopan, que é o Sulfaprime, que ministraria SÓ às aves (pais e filhotes) infectadas, apesar de que o que você escolheu poder também surtir efeito.
    Em tempos também utilizava às vezes, como tudo, com bons resultados o Enteroplus/Enteropan da Avizon quando não descortinava a maleita.
    Realmente, sem mais pormenores, também eu ficaria com a cabeça em água com essa situação.
    Desde já desejo que tudo lhe corra pelo melhor.
    Saudações ornitófilas.
    Armindo Tavares.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite amigo Vitor, realmente estas coisas deixam-nos desmotivados, ainda mais quando nem percebemos o que realmente se está a passar. Como sabes também tive problemas, desmotivei bastante. Tem paciencia e calma, também andei assim, sei bem o que é, mas vais ver que tudo vai melhorar. Boa sorte e não desmotives, criação para a frente.

    ResponderExcluir
  3. Perder pássaros já fora do ninho é uma situação triste e que também me custa muito.
    só me resta desejar-lhe sorte e que tudo volte à normalidade.
    cumprimentos
    Filipe Brito

    ResponderExcluir
  4. boa noite
    lamento a perda das suas aves e só resta-me desejar as melhora no seu problemas nas criações e vai tudo voltar há normalidade em busca de excelentes aves ,UM ABRAÇO MARQUES

    ResponderExcluir
  5. Ola Vitor!

    Se desconfia de fungos o remédio é dar Micostatin principio activo nistatina. (Não sei qual a dose a ministrar na agua ou na papa.)

    A Enroxina, tem como droga a enrofloxacina, para as salmonelas é eficaz.

    Compreendo o que esta a passar, pois tenho experiência desse tipo de situação. Desejo que ultrapasse rapidamente este contratempo nas suas criações.
    Cumpts
    AM

    ResponderExcluir